Você costuma planejar a semana?! Registra o que precisa fazer e em que vai dedicar suas energias?! Esse é um bom exercício para criar uma organização mental e lidar melhor com as imprevisibilidades, que não se controla.
Se eu puder sugerir uma tarefa para sua agenda da semana, é: olhe com muita atenção se as situações que vivencia são realmente problemas ou apenas falhas de comunicação.
Observe os desafios que enfrenta no seu ambiente de trabalho, na sua casa, nos seus afetos. Uma comunicação ruim é uma arma perigosa e pode ameaçar relacionamentos, profissões, vendas e posicionamentos.
Se identificar algum desses sinais em si ou em quem/onde convive, está na hora de olhar com mais cuidado para a Comunicação.
1 - Ruídos
Se alguém fala e o outro não entende, a comunicação foi falha e o resultado, muitas vezes, são os ruídos e as brechas para interpretações equivocadas e entendimentos pela metade. Os ruídos são barreiras entre o comunicador e sua mensagem. Por isso, assegure-se que sua comunicação seja direta, sem curvas.
2 - Falta de diálogo
Em ambientes e relações em que a comunicação não é valorizada, o silêncio prevalece. A falta de diálogo impede que as pessoas interajam, se conheçam e aprendam umas com as outras. Conversar é importante para criar laços, fortalecer vínculos e tornar mais fácil lidar com momentos desafiadores.
3 - Erros “Só erra quem tem certeza” e essa certeza, constantemente, vem da ausência de questionamentos (diálogo) sobre a maneira correta de fazer o que será feito. De outra forma, não é coerente cobrar por aquilo que não foi comunicado. Processos bem estabelecidos e limites bem definidos, fazem parte de uma comunicação assertiva, aquela que garante que todos os envolvidos tenham posse das mesmas informações.
4 - Repetições e redundância
Falas repletas de repetições e comunicadores prolixos exageram das explicações, exemplos e palavras, tornando sua comunicação redundante e retirando o foco do que é importante ser assimilado. Uma comunicação assertiva é aquela que transmite a mensagem, de forma coesa e direta, em um menor espaço de tempo e apenas com as palavras necessárias.
5. Agressividade
Comunicação agressiva é aquela que ofende (ponto).
Não importa se é dito sorrindo, com calma ou em voz baixa. Se ofende, é agressão.
Sarcasmo, ironia, humor ácido, ‘sincericídio’, arrogância, são apenas alguns exemplos de uma comunicação agressiva e que, por não usar de violência, xingamentos ou exaltações, são mais difíceis de serem identificadas como nocivas e pessoas, com estas características, como agressivas.
Comments